Mensagens

A mostrar mensagens com a etiqueta Baixo Alentejo

Carta XVI – BEJA - A Estação Onde o Comboio Nunca Chega

Imagem
Minha querida Mariana, Hoje escrevo-te com o som do vento nas planícies e o silêncio de uma estação vazia. Há silêncios que dizem mais do que gritos — e o de Beja, à espera de um comboio que nunca chega, é um desses. Voltou a falar-se da Linha Casa Branca–Beja, essa promessa cansada que os governos sucessivos acenam ao Baixo Alentejo como quem mostra uma miragem a quem atravessa o deserto. Vem sempre aí, vem sempre “quase”, vem sempre “na próxima fase”. Mas na verdade, querida Mariana, o que não vem é o comboio . A Infraestruturas de Portugal alertou que a CCDR Alentejo resolveu cortar a dotação financeira para o projeto — de 80 milhões para uns envergonhados 20. E com isso, alterou-se o fôlego, o fuso e o futuro de uma obra que dizem ser estratégica. Estratégica para quem? Para nós, certamente não tem sido. E lá veio a inquietação dos municípios, as declarações preocupadas, os pedidos de esclarecimento. Fala-se agora em 2032. Oito anos . Oito anos de incertezas, de mapas, de prome...

💌 Carta XII – Quando o Futuro chega às Planícies

Imagem
Minha querida Mariana, Hoje escrevo-te de uma Beja que acordou diferente — mais desperta, mais inquieta, mais viva. Há dias em que o futuro parece uma promessa distante, mas há outros em que ele se instala entre nós, em forma de arte, música e movimento. É o caso do Festival Futurama , que regressa para mais uma edição e volta a percorrer as nossas planícies, levando cultura e criação aos concelhos de Beja, Mértola e Alvito . Durante dias, as ruas, as escolas e os teatros enchem-se de artistas e curiosos. São vozes novas e olhares antigos que se cruzam: Fidel Évora , Francisco Trêpa , Tiago Alexandre , David Infante e Sónia Baptista , entre outros, partilham ideias e experiências com alunos, seniores e cidadãos que descobrem, talvez pela primeira vez, que a arte também se faz de proximidade e pertença. Hoje, em Beja, o dia começou com “Brilha – Impressões e Escultura sobre a nossa Impressão Digital” , de Fidel Évora, com os jovens da Escola Secundária Diogo de Gouveia . À tarde, no...